OS 144.000


Muitos não gostam de tocar no assunto. Outros dizem que não tem suficiente luz sobre o assunto.
Realmente, temos que concordar que nem a Bíblia e nem o Espirito e Profecia derrama sobre nós uma torrente de luz sobre os cento e quarenta e quatro mil, mas também não podemos ir ao extremo alegando não haver nenhuma luz. A única solução plausível é ficarmos com a revelação que Deus nos dá na Bíblia e no Espirito de Profecia, deixando de lado as argumentações humanas e deixar vigorar um “ASSIM DIZ O SENHOR”.
I) AS TRÊS TEORIAS PREVALESCENTES SOBRE OS 144.000

a) PRIMEIRA TEORIA: Serão salvos só 144.000 pela pregação das 3 mensagens angélicas, desde 1844 até a volta de Cristo, incluindo os que morreram fieis a mensagem do terceiro anjo. Só 144.000 Adventistas serão salvos.
b) SEGUNDA TEORIA: Os 144.000 são salvos entre os vivos por ocasião da Volta de Cristo. Somente eles permanecerão vivos até a volta de Jesus, os demais justos morrerão antes das 7 pragas para serem então ressuscitados na Volta de Cristo.
c) TERCEIRA TEORIA: Os 144.000 são um grupo especial, selecionado e escolhido dentre os salvos vivos por ocasião da volta de Jesus. Os 144.000 são representantes da grande messe de salvos vivos na volta de Jesus.

As 3 teorias existem há muitos anos e foram expostas e defendidas por alguns pioneiros da igreja:
1) Huriah Smith – expôs a 1ª toria (fonte: Folheto dareforma “A obra doAssinalamento” Coleção Laodicéia nº 5 p. 7-8).
2) Butler expôs a 2ª teoria (fonte: Review 26/02/1889p.137) butler era Pres. Da associação Geral.
3) Daniells – expôs a 3ª teoria (fonte; Folheto da Reforma Coleção Laodicéia nº 5 p. 5) Daniells era Pres. Da Assoc. Geral escolhido por Deus – cf. Notas e Ms. Vol 1 p. 111 – 112.

O que vem comprovar tal divergência de idéias defendidas por alguns dirigentes e pioneiros e publicadas em revistas e livros oficiais da igreja comprovam que:

a) A igreja não tinha este assunto como doutrina ou ponto de salvação.

b) Que nunca adotou oficialmente um ponto de vista sobre o assunto.

c) Que a acusação dos Reformistas alegando terem os Adventitas do 7º Dia abandonado o primeiro ensino dos pioneiros é falsa.

II) COMPROVAÇÃO DA VERACIDADE DE UMA TEORIA

a) A Aceitação de uma teoria por anos, não é prova de que seja verdadeira. Admitamos que a teoria “só os Os 144.000 de Uriah-Smith” fosse a mais difundida e a mais aceita, ISSO COMPROVA QUE ELA SEJA VERDADEIRA?

O que diz o Espirito de Profecia sobre os certos ensinos aceitos, mesmo como doutrina por anos? (ler T.M. pag 105, V.E. pag202:2, T.vol 5 pag 575 (ingles), T.S. vol II pag. 219)

Rewiew 20/12/1892: “Não há escusas para alguem que toma uma posição que não há mais verdade para ser revelada, e que todas as nossas explanações da escritura estão sem um erro. O fato de que certas doutrinas têm sido defendidas como verdade por muitos anos pelo nosso povo, não é uma prova de que nossas idéias são infalíveis. O tempo não deixará permanecer o erro na verdade, e a verdade pode ser esclarecida. Nenhuma verdadeira doutrina perderá alguma coisa pela inteira investigação.” EGW
EGW R.H. 25/03/1890: “Nós não defendemos que nas doutrinas descobertas por aqueles que tem estudado a Palavra da verdade, não exista algum erro, por que nenhum homem que vive é infalível”.

b) Qual é a prova para confirmação de cada teoria? Ler – T.S. vol II pag 219:12
A.A. pag 69 afirma: “ A Palavra de Deus precisa ser reconhcida como estando acima de toda a legislação humana. Um “Assim diz o Senhor”,não deve ser posto à margem por um “Assim diz a Igreja” ou um “Assim diz o estado”.

III) EXAME DAS TEORIAS


1ª TEORIA
Consideremos a doutrina “ s´os Os 144.000 salvos desde 1844 até a volta de Jesus” criada e defendida pelos reformistas. Essa doutrina é “ant-bíblica” pois o plano de Salvação ideado por Deus é claramente exposto em Apoc.14:6 – “evangelho eterno para pregar aos que assentam sobre a terra, e a cada nação, lingua, e povo...
Apoc.22:17 –“O Espirito e a noiva dizem: Vem; Aquele que ouve diga vem. Aquele que tem sede, venha, e quem quizer receba de graça a água da vida.”
I Tim.2:14 - ... o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.
João 3:16 - ...para quetodo aquele que nEle crê não pereça, mastenha a vida eterna”.
Os Reformistas crêem que as almas sinceras que morrem sem conhecer a terceira mensagem angélica são salvas. Para a salvação dessas almas não há limite de número, milhões podem ser salvos.

REFUTAÇÃOAOS REFORMISTAS - Segundo os reformistas ensinam, então é melhor não pregar a terceira mensagem angélica ao mundo, pois a pregação desta mensagem limita o número de salvos. Não convém tampouco para os que crêem na mensagem, prega-la, pois estariam ganhando concorrentes.
O Espirito de Profecia falando sobre número de almas sincerasque estão nas igrejas caídas diz:
G.C. pag 381:3; 382:0 –“A mensagem de apocalipse 14, anunciando a queda da Babilônia, deve aplicar-se às organizações religiosas que se corromperam. Visto que esta mensagem se segue à advertência acerca do juízo, deve ser proclamada nos últimos dias; portanto, não se refere apenas à Igreja de Roma, pois que esta igreja tem estado em condição decaída há muitos séculos. Demais, no capítulo 18 de Apocalipse, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilônia. E EM QUE CORPORAÇÕES RELIGIOSAS SE ENCONTRARÁ HOJE A MAIOR PARTE DOS SEGUIDORES DE CRISTO? SEM DÚVIDA, NAS VÁRIAS IGREJAS QUE PROFESSAM A FÉ PROTESTANTE.”
G.C. pag 389:1 – “Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalescentes nas igrejas que constituem Babilônia, a grande massa dos seguidores verdadeiros de cristo encontra-se ainda em sua comunhão”.
O Livro Colportor Evangelista pag 21:0,fala dos conversos da hora undécima: “Por meio de sua fiel administração, uma multidão que ninguem poderá enumerar se tornará filhos de Deus, capacitados para a eterna glória.”


2ª TEORIA

“Só 144.000 salvos vivos na volta de Jesus, os demais morrerão antes das 7 pragas, ou seja, antes do Fechamento da Porta da Graça, para então serem ressuscitados na volta de Jesus.”
Nas considerações que fizemos na 1ª Teoria já destacamos a “grande multidão de salvos na hora undécima que no prsente ainda está nas igrejas caídas, mas que de lá sairão quando ouvirem a mensagem do anjo de apocalipse18. Sendo assim o número de salvos tende a aumentar assustadoramente à medida que nos aproximamos do Fechamento da Porta da graça. Trascrevmos aqui G.C. pag 632 “Se o sanguedas fieis testemunhas de Cristo fosse derramado nessa ocasião, não seria como o sangue dos mártires, qual semente lançada a fim de produzir uma messe para Deus. Sua fidelidade não seria testemunho para convencer outros da verdade: pois que o coração endurecido ebateu as ondas de misericórdia até não mais voltarem. Se os justos fossem abandonados para caírem como presa de seus inimigos, seria triunfo para o príncipe dstrevas”.
Os mártires cristãos moriam como testemunhas para a conversão de outros. Seu sangue era semente que produzia grande messe. Deus não tem prazer na morte dos Seus filhos, quando permite é com o objetivo de, pelo tstemunho fiel deste que morre, ganhar dezenas de outros. E a morte neste tempo de angustia não converteria corações pois a porta da graça já estará fechada, portanto não serão entregues nas mãos de Satanás para serem mortos. SE UM OU OUTRO, NO TEMPO DE ANGÚSTIA QUE ANTECEDE O FECHAMENTO DA PORTA DA GRAÇA, FOR MORTO, O QUE É POSSÍVEL, POIS AINDA HÁ TEMPO DE GRAÇA, SERÁ PARA GANHAR OUTROS PARA AS FILEIRAS DO SENHOR. O NÚMERO, PORTANTO, DOS JUSTOS MESMO ASSIM, NÃO DIMINUIRÁ, AO CONTRÁRIO, TENDE AUMENTAR.

3ª TEORIA

Consideraremos agora a teoria “os 144.000 como grupo, selecionado e escolhido dentre os demais salvos vivos, como representantes da grande multidão de salvos vivos por ocasião da volta de Cristo.”

a) Apoc. 7:4-8 : 12.000 exatos de cada tribo. Deixa-nos a idéia de ESCOLHA. 12.000 escolhidos de cada tribo dá-nos a idéia de uma PARTE MENOR sendo escohida de uma PARTE MAIOR.
b) Apoc. 14:4 u.p.: Aqui os 144.000 são identificados como sendo PRIMÍCIAS PARA DEUS E O CORDEIRO. Muitas interpretações poderiam ser dadas sobre o têrmo “primícias”, mas deixemos que a Bíblia explique a Si mesma.Qual é o significado bíblico do têrmo “Primícias”?
Ex. 23:19 e Núm. 18:12-14 = As Primícias, dentro do contexto bíblico, eram exatamente o que já dissemos dos 144.000 “UMA PARTE MENOR escohida de uma PARTE MAIOR”. A parte menor se chamava Primícias e a parte maior se chamava seara. O melhor da grande seara era extraído e entregue ou dedicado ao Senhor como Primícias, representando a grande messe.
Eis aí o que os 144.000 são: PRIMÍCIAS PARA DEUS E OCORDEIRO. SEPARADOS DA SEARA, SENDO APRESENTADOS COMO ESTANDO EM LUGAR ESPECIAL, PARA SERVIÇO ESPECIAL E COM PRIVILÉGIOS ESPECIAIS.
Apo.14:1-5 e A. A.p. 591:1 onde lemos: “Estes são os que seguem o Cordeiro onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. A visão do profeta representa-os como estando sobre o monte sião cingidos para o SANTO SERVIÇO, vestidos de linho branco, que representa a justiça dos santos”.
No livro G.C. pag 646 distinguimos claramente os dois grupos reunidos perante Deus, A SEARA E AS PRIMÍCIAS. Lemos: “No mar cristalino diante do trono, nequele mar como vidro misturado com fogo – tão resplendente é ele pela glória de Deus – está reunida a multidão dos que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem e do seu sinal, e do número do seu nome. Com o Cordeiro, sobre o monte Sião, “tendo harpas de Deus”, estão os 144.000 que foram remidos dentre os homens....”

IV) PARALELO ENTRE AS PRIMÍCIAS E A SEARA


a) Primícias e seara dos mortos
Na primeira carta aos corintios cap 15:20e 23 lemos: “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as Primícias dos que dormem”. “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as Primícias; depois os que são de Cristo, na Sua vinda.”
Se existem as Primícias dos mortos é porque existe também uma seara de mortos. Dentro do contexto bíblico não podem existir primícias sem Seara. Por essa razão EGW ao comentar sobre a ressurreição de jesus e os que com Ele ressuscitaram diz:
DTN pag 585 e 586 “O molho dedicado à Deus representava a colheita. Assim Cristo, as Primícias, representava a grande messe espiritual a ser colhida para o reino de Deus. Sua resssurreição é o tipo e o penhor da ressurreição de todos os justos mortos.” “quando Cristo ressurgiu, troxe do sepulcro uma multidão de cativos. O terremoto, por ocasião de Sua morte, abrira-lhes o sepulcro e, ao ressuscitar Ele, ressurgiram juntamente...” “Aqueles, porém, que ressurgiram por acasião da ressurreição de Cristo, sairam para a vida eterna. Ascenderam com Ele, como troféus de sua vitória sobre a morte e o sepulcro. Estes, disse Cristo, não mais são cativos de satanás. Eu os redimi. TROUXE-OS DA SEPULTURA COMO AS PRIMÍCIAS DE MEU PODER, para estarem comigo onde eu estiver, para nunca mais verem a morte nem experimentar a dor.”
Completamos o pensamento com a delaração da pag 620 último parágrafo: “Estão ansiosos por celebrar-lhe o triunfo e glorificar seu Rei. Mas Ele os detém com um gesto. Ainda não. Não pode receber a coroa de glória e as veste reais. Entra à presença do Pai. Mostra a fronte ferida, o alanceado flanco, os dilacerados pés; ergue as mãos que apresentam os vestígios dos cravos. Aponta para os sinais de Seu triunfo; apresenta a Deus o molho movido, aqueles ressuscitados com Ele como REPRESENTANTES DA GRANDE MULTIDÃO QUE HÁ DE SAIR DO SEPULCRO POR OCASIÃO DE SUA SEGUNDA VINDA.”
PRIMÍCIA DOS MORTOS SEARA DOS MORTOS
Jesus e os que ressuscitaram Todos que sairão do sepulcro
Com Ele na volta de jesus.
DTN p 585-586 DTN p 620
1ª Cor 15:20-23


b) Primícia e Seara dos vivos
Sendo que Jesus e os que ressuscitaram com Ele são identificados como PRIMÍCIA da grande SEARA de mortos que ressurgirão por ocasião da segunda vinda de Cristo, logo os 144.000 não podem ser as PRIMÍCIAS dos mortos , uma vez que os 144.000 são escolhidos dentre os vivos que nunca experimentaram a morte, conforme o que lemos em P.E pg 282; 164; GC pg 646. Se os 144.000 são as PRIMÍCIAS DOS VIVOS, então obrigatoriamente tem que existir uma SEARA DE JUSTOS VIVOS. Como já dissemos, Não pode haver Primícia sem Seara, esta é uma conclusão 100% bíblica. O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos cap 11:16 nos declara: ...”se forem santas as primícias da massa igualmente o será a sua totalidade...”
Isto significa que por ocasião da volta de Cristo teremos uma grande SEARA DE JUSTOS VIVOS QUE NÃO EXPERIMENTRAM A MORTE COM SUAS RESPECTIVAS PRIMÍCIAS QUE SÃO O GRUPO DOS144.000.



PRIMÍCIA DOS VIVOS SEARA DOS VIVOS
Os 144.000 todos os justos que permanecerem -------------------------- vivos até a volta de Cristo



No livro GC pg 624 vemos distintamente a existência de dois grupos presentes na terra durante as 7 pragas:
“...Muitos encontrarão refúgio na fortaleza das montanhas. Semelhantes aos cristãos dos vale piemonte, dos lugares altos da terra farão santuários, agradecendo a Deus pelas “fortalezas das rochas”. Is. 33:16 “Muitos, porém, de todas as nações, e de todas as classes, elevadas e humildes, ricos e pobres, pretos e brancos, serão arrojados na escravidão mais injusta e cruel. Os amados de Deus passarão por dias penosos, presos em correntes, retidos pelas barras da prisão, sentenciados à morte, deixados alguns aparentemente para morrer à fome nos escuros e nauseabundos calabouços”. Nesses dois grupos mencionados distinguimos uma DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIA, um grupo bem mais provado, sofrendo perseguição bem mais terrível do que o outro. Discernimos aqui A EXPERIÊNCIA DAS PRIMÍCIAS e a EXPERIÊNCIA DA SEARA durante as 7 pregas. GC. 633.
Assim como os ressuscitados com Cristo são Primícias dos mortos, representantes da grande multidão que há de sair do sepulcro por ocasião da Segunda VINDA DE CRISTO DTN pg 620,da mesma forma os 144.000 são Primícias dos vivos, representantes da grande Seara de justos vivos por ocasião da Segunda VINDA DE CRISTO. Cada Seara com suas respectivas Primícias.

V) QUEM CANTARÁ O CÂNTICO DE MOISÉS E DO CORDEIRO ?

Ler T.S vol 2 pg 351- dois grupos de salvos em diferentes lugares, todos cantavam. Todos cantarão o ântico de Moisés e do Cordeiro.

Pergunta:
Por que então a Bíblia diz que só os 144.000 cantarão?

RESPOSTA:
Porque o cântico de Moisés e do Cordeiro é o canto da experiência de cada um, e nunca ninguém teve experiência semelhante à dos 144.000. No livro G C pag 646 lemos: “ninguém a não ser os 144.000 pode aprender aquele canto, pois é o de sua experiência – e nunca ninguém teve experiência semelhante”

Para cada remido o cântico tem um sentido, pois as experiências são diferentes, e este é o cântico da experiência de cada um de sua vitória sobre o pecado. Os 144.000 são um grupo que possui uma experiência HOMOGÊNIA, as provações, as características, as virtudes mencionadas em Apoc. 14;1-5 são referentes ao grupo, passaram pela mesma experiência, experiência esta que nenhum outro passou a não ser os 144.000. por essa razão ninguém pode cantar como eles cantam. É um cântico de livramento da sua experiênca. Com tal sentimento eles cantam.

PERGNTA: Porque é um Cãntico Novo ? em que sentido?

RESPOSTA: É novo porque nunca dantes fora cantado no céu e também é novo para cada um que o canta, pois é o canto de sua vitória sobre o pecado.
CONCLUSÃO: todos devemos lutar para estarmos entre os remidos
do Senhor. Não importa onde estivermos, ou como Primícias ou Seara, o importante é estarmos SALVOS desfrutando das delícias da nova terra. Todos seremos filhos e filhas de Deus. Herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. “As Primícias são santas e também a massa o é” Rom. 11:16
Colaboração de Jocelin

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