Por quê tantas Igrejas Adventistas?

Recebi um E-mail perguntando: "PORQUE EXISTEM TANTAS IGREJAS ADVENTISTAS DIFERENTES?"
Então eu pesquisei sobre algumas Igrejas:

Tudo de acordo com a Wikipédia.

Igreja Adventista do Sétimo Dia:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é uma denominação religiosa protestante, classificada como adventista.

Foi fundada oficialmente em 1863, 21 anos após o Movimento Millerita (evento ocorrido no ano de 1844). Hoje está entre as principais denominações evangélicas do mundo, estando presente em quase todas as nações do globo.

O termo "adventista" refere-se à crença no advento, ou seja, na segunda vinda de Jesus à Terra. O termo "sétimo dia" é uma referência à crença do sétimo dia da semana como sendo o dia da semana que Deus estabeleceu para o descanso físico e espiritual do homem. (Ler mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_do_S%C3%A9timo_Dia)

Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma (IASD-MR) é uma pequena denominação adventista, fundada de uma dissidência da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Alemanha.

A igreja surgiu de uma disputa na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) da Europa sobre a participação militar na Primeira Guerra Mundial.

Em 1914 a Conferência Geral da IASD da Alemanha decidiu que se convocado, o adventista deveria participar do serviço militar e da guerra e mesmo trabalhar no sábado durante o período de beligerância. Alguns membros, principalmente na Europa, acharam a decisão da igreja errônea, pois, ao membro que fosse a guerra, seria incapaz de guardar o sábado e ainda pior, teria que tirar a vida de um semelhante seu, podendo inclusive este semelhante ser um outro membro da igreja adventista em outro país.

Cerca de 4.000 adventistas europeus, a maior parte alemães, recusaram essa decisão e foram expulsos da IASD. Esse grupo, que somava 2% da igreja, organizaram o Movimento de Reforma. Houve tentativas de reconciliação com a IASD em 1920 e 1922, mas não produziram frutos, culminado com a organização da IASD-MR em Gota, Alemanha, em 1925[1].

Em 1951, houve cisma entre os reformistas com o surgimento da Sociedade Missionária Internacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma, liderado pelo Pr. Carl Kozel que apoiava o divorcio e novo casamento.

Hoje o Movimento de Reforma (IASD-MR), encontra-se em mais de 160 países: são vegetarianos estritos, usam roupas mais recatadas que a média dos cristãos, sendo que as mulheres somente usam saias que chegam a 9 polegadas do chão, conforme visão de E.G. White. Adventistas reformistas segregam banhos de mar e de piscina, havendo horario proprio p/ grupos de mulheres e de homens, não usam jóias, saltos altos e pinturas, etc. A Santa Ceia é ministrada com pao asmo e em cálice único; praticando tambem o lava-pes com grupos separados p/ pares de mulheres e homens como o fazem os Adventistas do Setimo Dia, mas adotam tambem o ósculo santo--beijo da paz.

No Brasil estão organizados em duas uniões, sul e norte, tendo uma rede de escola, e como um de seus principais ensinamentos, tem uma clínica que cuida de seus pacientes somente com métodos naturais.

Igreja Adventista da Completa Reforma:

"Movimento adventista fundado na década de 1930 em São Paulo por José Gomes Menezes, um seminarista do Colégio Adventista de São Paulo, que recebera influências da Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma (IASD-MR).

O Pr. José Gomes de Menezes, brasileiro, (13 de Março de 1906 - Junho 1982), na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, jornalista, cirurgião dentista prático, aluno do curso de teologia do Colégio Adventista do Sétimo Dia.

Na década de 1920 era colportor da Casa Publicadora Brasileira, e depois de uma visão onde um anjo o ordenava a fazer um tratado sobre o uso da barba, baseado no livro de levíticos 19:27 e 21:05 e em outros textos, afirmando também que o rapar da barba o homem estaria com o sinal da besta na mão, conforme apocalipse 13:16.

Além da barba, pregava também a Completa Reforma que compreendia ser a volta de certas prática vétero-testamentárias, como as Três Festas Anuais, validade do ministério Sacerdotal; orar com as mãos levantadas e de joelhos. Iniciou a defesa desses temas dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia no bairro da Lapa Capital Paulista, onde conseguiu vários adeptos.

A Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia com sede nos Estados Unidos obrigaram os Pastores bem como os Diáconos que aderiram o uso da Barba crescida para raparem suas barbas ou seriam expulsos do ministério, perdendo os salários e a moradia; muitos acataram as determinações da Conferência Geral, raparam a barba e abandonaram a Reforma, porém muitos não aceitando aquelas determinações, foram expulsos.

Naquela época já existia a Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma (surgida em 1914), e aqueles que foram expulsos da Igreja Adventista do Sétimo Dia procuraram o Movimento de Reforma pensando em levar a Completa Reforma, porém não aceitando aquela mensagem por parte da liderança do Movimento de Reforma, aqueles reformadores saíram de lá.

Os 104 reformadores se reuniram em Conceição do Capim, Minas Gerais, para estudarem com maiores detalhes as três mensagens Angélica de Apocalipse 14 e os temas acima apresentados. E no dia 22 de outubro de 1931 em decisão unânime criaram a Associação ou Igreja Adventista da Completa Reforma. Onde ainda permanece até os dias de hoje, atuando e fazendo, Batismos, Santa Ceia e casamentos.

Há uma comissão executiva, responsável pelos trabalhos que são executados em todo o território nacional."

Igreja Adventista da Promessa:

"Igreja Adventista da Promessa é a denominação adventista que aceita manifestações pentecostais.

Fundada pelo pastor João Augusto da Silveira (que era da Igreja Adventista do Sétimo Dia), no dia 24 de janeiro de 1932 em Paulista (Pernambuco). Silveira manifestou o dom de línguas como acreditado pelas igrejas pentecostais.[1]

Em linhas gerais têm discordância em relação à Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre o Dom Profético (não acreditam em Ellen White) e ao entendimento sobre o batismo do Espírito Santo."

Igreja Cristã Bíblica Adventista:

A Igreja Cristã Bíblica Adventista começou as atividades um grupo de aproximadamente 40 pessoas em 14 de Julho de 2001 com dois principais objetivos: louvar e adorar o Deus Criador e proclamar o evangelho da salvação em Jesus Cristo.

Administração

A administração da Igreja Cristã Bíblica Adventista é realizada através de ministério voluntário, ou seja, toda a liderança não recebe nenhum tipo de remuneração ou benefício material. A congregação tem total autonomia nas decisões administrativas e acesso completo aos relatórios financeiros.

Crenças

A Igreja Cristã Bíblica Adventista não tem uma lista de crenças e nem credos para evitar o perigo de orgulho denominacional “eu estou certo e todos os outros estão errados” e o comodismo que pode desestimular o estudo da Bíblia. Entendem como princípios básicos:

* Crescimento espiritual no amor a Deus e ao próximo;
* Compreensão da Palavra de Deus e;
* Que a Igreja Verdadeira é composta por todos os cristãos, independente de denominação, que procuram viver de acordo com a vontade de Deus e têm crescido na compreensão da Palavra de Deus.

Mantenedores

A Igreja Cristã Bíblica Adventista é sustentada através de doações voluntárias. Ninguém é pressionado a doar e também não cria circunstâncias ou estabelece métodos de arrecadação visando pressionar ou constranger os colaboradores. As doações são anônimas e não existe nenhum controle sobre a vida financeira dos seus colaboradores. Não existe discriminação entre doadores e não doadores, inclusive entre os líderes.

Porque existem várias Igrejas Adventistas diferentes?

Bom, lendo sobre cada uma, como elas se formaram dá para entender um pouco. Como cada uma se formou e o por que cada uma se formou. Agora que você já conhece todas, pode ter uma idéia do por que existem tantas diferentes. Mas você pode definir a verdadeira, ela se encontra em Apocalipse 14:12 UP. (Esse povo são aqueles que obedecem aos mandamentos deDeus e são fiéis a Jesus.)

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Créditos

100% Adventista

Site melhor visualizado no Google Chrome ou no Mozilla Firefox,
Desenvolvido por Bruno, membro da IASD Central do Rio de Janeiro.

Autores:

Clayson Albino

Daniel Santos

Editor Geral:

Bruno Vieira

Todos os Direitos Reservados © 2008 - 2013

Área Restrita

Usuário:
@comunidadeadventista.com
Senha:
Não consegue acessar a sua conta?

  © Comunidade Adventista - 2008 - 2013 | Desenvolvido por Bruno Vieira